Obesidade

Obesidade, tratamento com a Nutrologia

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor necessário para o organismo, manutenção e realização das atividades do dia a dia.

 

Obesidade Infantil

Atualmente estamos enfrentando a obesidade infantil, que acontece quando uma criança está com peso maior que o recomendado para sua idade e altura (IMC). De acordo com o IBGE, atualmente uma em cada três crianças no Brasil está pesando mais do que o recomendado.

O excesso de gordura pode levar ao desenvolvimento de diversas doenças como: diabetes, doenças cardiovasculares, pressão alta, artrite, apnéia e derrame.

Tratando a Obesidade com a nutrologia

Pelo alto risco envolvido com a obesidade, a Nutrologia se concentra em ajudar a pessoa perder peso o mais rápido possível evitando complicações a saúde.

Mudar os hábitos alimentares quando se come apenas “alimentos industrializados” é uma tarefa mais delicada que envolve dedicação e força de vontade. Através da Nutrologia com as recomendações e o protocolo de tratamento é possível ajudar a pessoa a se adaptar adotando estes novos hábitos alimentares.

A Nutrologia investiga as questões metabólicas, os hábitos, solicita exames laboratoriais e através de uma anamnese detalhada consegue  analisar e planejar um programa de reeducação alimentar, além de uma dieta, vitaminas intravenosas, suplementos e novas rotinas entrarão no processo de emagrecimento, uma nutricionista fará o acompanhamento da sua dieta e se necessário um psicólogo.

Outro ponto importante é que geralmente uma pessoa que está acima do peso também é sedentária, e será uma importante mudança na rotina da pessoa para alcançar o objetivo final que é perder peso e ter uma vida mais saudável.

Neste cenário é muito importante avaliarmos o histórico da família, pois se seus familiares são obesos, você tem mais chances de ficar acima do peso e, essa mudança de hábito também será importante para todos que moram com você.

Fatores de risco da obesidade

Obesidade geralmente resulta de uma combinação de causas e fatores contribuintes, como:

Se você está acima do peso, significa precisa dar atenção a sua saúde e de toda ajuda possível para reverter este quadro. Através da Nutrologia você terá uma visão ampla de como poderá conquistar o peso ideal, se prevenindo contra diversas doenças que são causadas pela obesidade.