Hipertensão

A nutrologia no combate a hipertensão arterial

Como combater e controlar a hipertensão com o auxílio da nutrologia.

A hipertensão arterial é o aumento anormal da pressão que faz o sangue circular pelas artérias do corpo, tipicamente uma pessoa é considerada hipertensa quando essa pressão fica maior ou igual a 14 por 9, na maior parte do tempo.

A partir desse limite da pressão acima de 14/9 mmHg (milímetros de mercúrio), o risco de ocorrerem doenças cardiovasculares, como infarto, arritmia, insuficiência cardíaca, AVC, Aneurisma, perda de visão, insuficiência renal crônica e aterosclerose aumenta significativamente.

Segundo o Ministério da saúde, 24,7% (1/4) da população que vive nas capitais brasileiras afirmaram ter diagnóstico de hipertensão (Pressão alta).

O quadro de pressão alta começa em média aos 55 anos e atinge metade das pessoas nessa idade, subindo para 60% em pessoas acima dos 65 anos de idade.

É possível prevenir a pressão alta?

Sim. Existem recomendações importantes que podem prevenir o indivíduo de uma possível hipertensão, podendo iniciar ainda jovem.

Entre os métodos preventivos, a alimentação e adoção de novos hábitos saudáveis serão essenciais para que a pessoa aumente sua resistência e evite um quadro hipertenso.

A Nutrologia também orienta que os pacientes realizem exercícios físicos regularmente, pois o sedentarismo pode interferir na prevenção da hipertensão.

Se você busca iniciar um tratamento de pressão alta ou realizar um tratamento de prevenção, é preciso ficar claro que esta é uma escolha em que todas as partes devem colaborar, e o paciente deve estar aberto às mudanças que lhe forem recomendadas pela Nutrologia.

Para dar início, a médica Nutróloga fará uma análise completa, avaliando como está sua saúde atual e, através de uma anamnese e exames complementares conseguirá algumas respostas que ajudarão a definir como serão seus novos hábitos alimentares (não confundir com dieta nutricional) pois vitaminas e suplementos poderão fazer parte do seu cardápio.

Atenção imediata na prevenção auxiliada pela Nutrologia:

Um dos principais vilões da doença é o sódio, principal componente do sal de cozinha, por isso entre as rotinas e novos hábitos, a Nutrologia recomenda um maior controle na ingestão de sal, gorduras, álcool, café, açúcar, fibras e vitaminas.

A Nutrologia será uma grande aliada no controle e no combate da sua hipertensão arterial.

Para saber mais agende uma consulta ou envie um e-mail com as suas dúvidas.