Anorexia

Como a Nutrologia pode ajudar?

Antes de tudo, vamos entender o que é anorexia? Anorexia é um distúrbio alimentar que provoca uma perda de peso acima do que é considerado saudável para a idade e altura, além de ser caracterizada por uma imagem distorcida do próprio corpo fazendo com que a pessoa faça exercícios para emagrecer e uma dieta exagerada, mesmo quando se encontra abaixo do peso ideal (IMC).

Isso gera um quadro de ansiedade e insegurança e leva a pessoa ou à obesidade ou ao emagrecimento extremo. Fatores familiares, biológicos, psicológicos e socioculturais (consumismo, a depreciação da autoimagem, a “exigência” social, idealização de uma beleza corporal) são algumas causas para o surgimento da anorexia.

Como realizar o diagnóstico de anorexia?

Estar ciente dos sintomas é importantíssimo para não haver prejuízo na saúde e caso tenha alguma suspeita agende uma avaliação, exames laboratoriais poderão ser solicitados, como por exemplo o de sangue.

Após a investigação completa de sua saúde a nutróloga poderá solicitar um tratamento complementar com um médico hematologista, caso seja necessário.