Alzheimer

Como prevenir o Alzheimer com a Nutrologia?

Alzheimer é uma doença que afeta milhões de brasileiros e gera medo em muitas pessoas que obviamente não querem ter Alzheimer no futuro ou na terceira idade.

A boa notícia: Tem como evitar previamente. Mas antes vamos ler um pouco sobre as causas dessa doença e como ela afeta o envelhecimento saudável.

A doença de Alzheimer (nome cientifico: CID 10 G30) é uma doença neuro-degenerativa que provoca falhas nas funções cognitivas, interferindo no relacionamento pessoal, no trabalho e com o tempo afeta o comportamento, o aprendizado e a personalidade da pessoa, causando perda de memória de curto prazo e com o tempo a pessoa fica incapaz e sem coordenação para se vestir, se alimentar ou cuidar da higiene pessoal

 

O que causa e como ocorre o Alzheimer?

A doença de Alzheimer dá os primeiros sinais quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começam a falhar.

Como a doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo (isto é, destruição progressiva e irreversível de neurônios, geração de perda de memória, funções motoras e fisiológicas) a doença é progressiva e fatal, prejudica e deteriora o comprometimento das atividades simples do cotidiano.

A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas com idade avançada, geralmente os primeiros sintomas aparecem perto dos 65 anos de idade se agrava aos 80 anos.

Entretanto a doença vem aparecendo cada vez mais cedo, aparecendo casos aos 30, 40 e 50 anos de idade. Quanto mais cedo, a doença gera diversas complicações para a pessoa e para os familiares.

A Doença de Alzheimer vem sendo a principal responsável por mais da metade dos casos de demência na população e principalmente na terceira idade.

Tem como prevenir o Alzheimer através da nutrologia?

Sim. Os métodos de prevenção vão desde uma análise da sua saúde física, mental, metabólica, hormonal até a reformulação de sua rotina e implantação de novos hábitos de alimentação, onde a nutrologia apresentará um planejamento com tratamentos focados nas suas necessidades.

Veja alguns hábitos que você deve adotar para se prevenir do Alzheimer:

Porém não acabamos aqui, você precisará passar com a Nutróloga para definir um planejamento preventivo.

Alzheimer no Brasil

No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas têm a doença de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).

Em todo o mundo, 15 milhões de pessoas têm Alzheimer, doença incurável acompanhada de graves transtornos às vítimas. Nos Estados Unidos, é a quarta causa de morte de idosos entre 75 e 80 anos. Perde apenas para o infarto, AVC e o câncer.

Quais são os sintomas do Alzheimer?

O primeiro sintoma, de Alzheimer é a perda de memória recente. Com a progressão da doença, vão aparecendo sintomas mais graves como, a perda de memória remota (ou seja, dos fatos mais antigos), bem como irritabilidade, falhas na linguagem, prejuízo na capacidade de se orientar no espaço e no tempo.

Entre os principais sinais e sintomas do Alzheimer estão: