Aterosclerose

Nutrologia e a Aterosclerose

terosclerose é uma condição em que ocorre o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias, o que restringe o fluxo sanguíneo e pode levar a graves complicações de saúde.

A Nutrologia entra justamente antes que isso aconteça trabalhando diretamente na prevenção dos sintomas, modificando hábitos que possam inibir a aterosclerose.

Por isso a nutrologia recomenda que tenha uma alimentação com pouquíssimo sal e gordura, até mesmo para evitar outros problemas como Hipertensão e Diabetes, beber pouca bebida alcoólica, ou não beber e, não fumar são mais duas formas de prevenção.

Acima de tudo, o seu nível de colesterol deve ser baixo em sua corrente sanguínea. Com o seu colesterol controlado, você evita diversas complicações para seu organismo.

Veja outras causas da doença que você pode evitar:

Fatores de risco

Causas da Aterosclerose

A aterosclerose é provocada pelo acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes arteriais, responsáveis por levar sangue e oxigênio ao corpo. Esse acúmulo causa o estreitamento das artérias, prejudicando o fluxo sanguíneo.

Eventualmente, partes desses depósitos de gordura nas artérias podem se soltar e entrar na corrente sanguínea, espalhando-se pelo corpo. Isso pode acarretar na formação de um coágulo sanguíneo em qualquer parte do organismo, seja este fixo ou móvel, o que também prejudicará o fluxo do sangue para outros órgãos.

Sintomas de Aterosclerose

Os sintomas da aterosclerose podem ser bastante evidentes, mas, em alguns casos, uma pessoa pode ter a doença e não apresentar nenhum sinal.

Dor no peito ou desconforto (angina) é um dos sintomas da aterosclerose nas coronárias. Ele aparece quando o coração não está recebendo sangue ou oxigênio suficientes. O grau da dor costuma variar de pessoa para pessoa. Outros sintomas da aterosclerose incluem falta de ar e fadiga quando o indivíduo realiza esforço físico.

A dor também varia de acordo com o local em que acontece o estreitamento das artérias.

Por exemplo se você sente dores nas pernas ao caminhar e melhoram quando você descansa, ou queda de pelos nas pernas, pele fria e palidez nos dedos pode indicar comprometimento de artérias nestes locais.

O AVC (Acidente vascular cerebral) pode ser o primeiro sintoma de aterosclerose carotídea, que também pode apresentar fenômenos transitórios, como sensação de tonturas e fraquezas.

Os grupos de riscos da aterosclerose são as Mulheres, os idosos e indivíduos com diabetes. Estes grupos precisam ficar mais atentos a estes sintomas.

Como prevenir a aterosclerose com a Nutrologia?

Se você já tem ou teve algum caso na família, principalmente de Pai e Mãe procure um médico para fazer uma análise ou se preferir fale com um Nutrólogo para que ele possa solicitar alguns exames, analisar os resultados e traçar um tratamento preventivo.